27 de set. de 2010

O USO DO APARELHO ORTODÔNTICO DURANTE A GRAVIDEZ




Existem alguns mitos relacionados ao período de gestação um deles é acreditar que a perda de um dente é uma ocorrência natural da gestação, e que nesta fase os dentes estragam com mais facilidade. A gravidez não é responsável pela perda de elementos dentários.
Na maioria dessas ocorrências, o fator determinante está relacionado com a higiene bucal inadequada e hábitos alimentares prejudiciais.Outro mito é a crençade que durante a gravidez há um aumento na incidência de cáries. A literatura mostra que a incidência de cáries em mulheres grávidas é a mesma que em mulheres não grávidas e o cuidados são os mesmos: escovação, uso do fio dental, visitas ao dentista, limpeza profissional e aplicações de flúor. Outro mito e achar que a mulher perde cálcio dos dentes para formar as estruturas mineralizadas do bebê. A gravidez não é responsável pela perda de minerais dos dentes da mãe para formar as estruturas calcificadas do bebê. Já está comprovado que os dentes não participam do metabolismo sistêmico do cálcio. O cálcio provém da  alimentação.Também existe o mito de que na gravidez, o tratamento odontológico pode ser prejudicial à mãe e ao feto.Os riscos durante o tratamento odontológico são menores que os riscos que os problemas bucais podem causar à mãe e ao bebê. Antes de tudo, a gestante precisa ter saúde. O nível de saúde da mãe têm relação com a saúde bucal das crianças. Na gravidez, o exame radiográfico pode prejudicar o feto? Estudos têm mostrado que respeitando-se o uso do avental e colar de chumbo, a quantidade de radiação nas gônadas e no concepto é tão insignificante que não permite qualquer tipo de mensuração.
Portanto, se realmente necessário, o raio X pode pode ser realizado, preferencialmente no 2º e 3 º trimestre de gestação.
No tratamento odontológico da gestante não se deve utilizar anestésico local com vasoconstritor.
 É seguro realizar procedimentos odontológicos sob anestesia local em gestantes.
 
E quanto ao aparelho ortodôntico a gravidez pode alterar a movimentação dos dentes?
SIM, ALTERA MUITO POUCO, mas não prejudica a movimentação e nem é contraindicado o uso do aparelho ortodôntico.
O que ocorre é que, à principio , o dente se movimenta um pouco mais rápido do que na paciente que está grávida.
 Quando se aplica força em dentes de gestantes, o deslocamento inicial é mais rápido, pois os tecidos estão com acúmulo de líquidos, posteriormente, a seqüência é a mesma

Pereira AAC. Avaliação microscópica da influência de anticoncepcional e gravidez na movimentação dentária induzida, em especial nos fenômenos da reabsorção dentária.
[dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo; 1995.

 
Importante: Na gestação há ganho de líquidos em todos os tecidos, e os fatores que estimulam a angiogênese e proliferação celular estão em nível alto, o que resultará em maior reatividade e caso de traumas causados pelo aparelho


 

Nenhum comentário: